Avaliação psicológica aplicada à seleção de pessoas - Sinopsys Editora
0
Avaliação psicológica aplicada à seleção de pessoas

Avaliação psicológica aplicada à seleção de pessoas

27 de Abril de 2022

A avaliação psicológica aplicada à seleção de pessoas é uma prática que tem pouco mais de cem anos. Trata-se de uma das atividades que deram início ao que hoje é denominado psicologia organizacional e do trabalho (POT), atualmente sistematizada em três campos: psicologia do trabalho, gestão de pessoas e psicologia organizacional.

Um modelo de procedimentos para execução da seleção de pessoas integrando o uso da avaliação psicológica inclui as seguintes etapas: levantamento do perfil de competências e captação de candidatos (competência e captação); procedimentos de avaliação psicológica (avaliação e análise) e conclusão de processo e aspectos éticos (conclusão).

Esse modelo de três etapas não é uma regra geral, todavia pode agregar etapas globais para grande parte de processos de seleção de pessoal.


LEVANTAMENTO DO PERFIL


O levantamento do perfil de competências e captação de candidatos pode ser feito por diferentes técnicas e procedimentos. Em alguns casos, o mesmo pode ter um rigor mais flexível; em outros, pode ser disposto a partir de análises profissiográficas e de avaliação de desempenho.

Talvez a estratégia mais comum seja o levantamento do perfil do cargo a partir de entrevista com gestores de recursos humanos ou chefes de setores. A análise profissiográfica também é uma opção - bastante comum em concursos públicos.

A compreensão do contexto de trabalho é uma parte importante para êxito do processo de seleção. A mesma pode ser feita a partir de uma pesquisa de clima ou diagnóstico no trabalho.

Outra opção ainda pouco explorada no Brasil diz respeito à análise ergonômica do trabalho (AET), um procedimento clássico da ergonomia que, nesta etapa, tem como objetivos possibilitar um melhor entendimento do contexto de trabalho, da atividade e suas demandas.

A aplicação da AET pode ser de grande valia para compreensão de competências laborais em contextos profissionais de risco e/ou com elevados níveis de constrangimento para o trabalhador.

Quanto ao levantamento de indicadores de clima e liderança, o mesmo comumente faz parte da rotina de processos de gestão de pessoas de grandes organizações. Sua função dentro da seleção é levantar informações da atmosfera organizacional para melhor adaptação dos novos selecionados diante de aspectos motivacionais e interpessoais do contexto profissional.


CAPTAÇÃO DE CANDIDATOS


Em relação à captação de candidatos, a mesma possui grande variação, como, por exemplo, jornais, televisão, redes sociais, agências de emprego e até mesmo o próprio recrutamento interno na organização.

Entretanto não existe informação indicando qual a melhor estratégia para atração de bons candidatos. Para responder a essa demanda, deve-se levar em consideração aspectos como situação do mercado, tamanho da organização, quantidade de funcionários, perfil da vaga, etc.


PROCEDIMENTOS


Por sua vez, os procedimentos de avaliação psicológica (avaliação e análise) possuem grande dependência das competências e características da atividade de trabalho mapeadas para o cargo.

A partir do perfil de competências, aspectos da atividade de trabalho e indicadores de clima e liderança, é possível sondar quais construtos psicológicos são interessantes para análise, bem como o tipo de ferramenta mais adequada para acessar as informações necessárias (teste psicológico, entrevista, observação, análise documental e/ou teste situacional) e futura predição para atividade de trabalho.

Para construtos estritamente psicológicos, como, por exemplo, inteligências, atenção e personalidade, uma avaliação de subconstrutos pode ser de grande valia para avaliações mais precisas e preditivas dos aspectos futuros da atividade profissional.


CONCLUSÃO E ASPECTOS ÉTICOS


A conclusão do processo e aspectos éticos exigem grande responsabilidade por parte dos psicólogos. Esta etapa envolve desde a devolução do parecer para a organização e para o candidato até a guarda dos documentos referentes à avaliação.

É indicado que os documentos sejam guardados por um período mínimo de cinco anos. Essa questão é importante por vários motivos. Primeiramente, para fins de pesquisa e também comparação futura em relação ao desempenho no trabalho.

Em segundo lugar, refere-se ao uso do documento, quando necessário, para respaldar o parecer dado que pode ser questionado junto à justiça.

Outro aspecto que merece a atenção dos profissionais da psicologia que atuam no contexto da seleção é a entrevista devolutiva dos resultados, comumente não realizada ou estimada em processo de seleção, mas considerada um direito do avaliado segundo o código de ética profissional.


LITERATURA


Avaliação psicológica: contextos de atuação, teoria e modos de fazer

Além dos aspectos teóricos, todos os capítulos contam com um estudo de caso/ilustração prática referente à temática trabalhada no capítulo baseado em uma experiência real dos autores. Com uma linguagem técnica, mas acessível, psicólogos e estudantes de psicologia têm nesta obra indicação de testes psicológicos e exemplos de uso de informações em laudos.

Avaliação psicológica: contextos de atuação, teoria e modos de fazer
Outras do Blog

Tags

Avaliação psicológica, entrevista, técnicas de avaliação, testes psicológicos, psicologia organizacional, psicologia do trabalho, POT, gestão de pessoas, avaliação de desempenho, análise ergonômica do trabalho, AET, recrutamento

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?