Mindfulness na infância: quais são os benefícios? - Sinopsys Editora
0
Mindfulness na infância: quais são os benefícios?

Mindfulness na infância: quais são os benefícios?

12 de Maio de 2022

Mindfulness na infância está se tornando cada vez menos um luxo e cada vez mais uma prioridade para que as crianças ampliem a possibilidade de maior tranquilidade do corpo e da mente em suas vidas, em especial por causa da velocidade e pressa do mundo atual.

Mindfulness ou atenção plena refere-se a um estado de atenção suave e gentil ao momento presente, às experiências que surgem no interior e no exterior de cada pessoa.


Como estratégia terapêutica, mindfulness na infância tem o objetivo de ensinar as crianças a se relacionarem melhor com pensamentos, sensações e emoções.


DESENVOLVIMENTO INFANTIL


A prática de mindfulness na infância pode garantir um desenvolvimento cognitivo, emocional e comportamental saudável da criança. Isso porque aumenta sua percepção de como seus pensamentos, emoções e sensações do corpo estão em constante interação.

Tal percepção ajuda a garotada a reduzir as tendências de agir no automático e de ficar presa dentro da própria cabeça, preocupando-se excessivamente com o futuro ou remoendo o passado.

Outro benefício da atenção plena é uma maior abertura e aceitação às experiências que surgem no momento presente, sejam elas agradáveis ou desagradáveis, de tal modo que as experiências ou reações psicológicas interfiram menos no modo como as crianças se comportam em relação às demais pessoas e ao ambiente.


FUTURO


Ao praticarem mindfulness, os pequenos aprendem a responder ao mundo e aos seus próprios desejos e urgências com menos pressa, com mais pausas, até para que tomem fôlego para perceberem suas necessidades e seus recursos.

Eles se tornam confiantes de que podem não somente identificar melhor suas experiências mudando de momento a momento, como também demonstram maior disposição para se relacionar com elas a partir de um novo olhar: com mais abertura, compaixão e suavidade.

A prática de atenção plena ensina as crianças e os pais ou outros cuidadores a terem um olhar mais amoroso sobre a vida e sobre as coisas que fazem e a criarem maior confiança quanto ao que percebem, sentem e desejam.

Praticar mindfulness hoje prepara pequenos e adultos para um futuro com mais esperança de amizade e compreensão, com pessoas que saibam viver inteiramente suas vidas, com mais vitalidade, amor e paz.


LITERATURA


Mindfulness para crianças - Estratégias da terapia cognitiva baseada em mindfulness
O livro "Mindfulness para crianças - Estratégias da terapia cognitiva baseada em mindfulness", de autoria do psicólogo Vitor Friary e publicado pela Sinopsys Editora, torna a prática de mindfulness divertida e cativante por meio da respiração, dos sentidos, de brincadeiras e jogos.

A primeira parte da obra cobre todos os conceitos e processos essenciais de mindfulness, incluindo recomendações de como introduzir essas práticas no contexto infantil. A segunda contém diferentes exercícios práticos e meditações com roteiros, e a terceira traz orientações para pais, educadores e cuidadores.

Já a quarta e quinta partes estão direcionadas a profissionais de saúde que trabalham com a clínica infantil e querem um conhecimento mais robusto de como trabalhar as estratégias da terapia cognitiva baseada em mindfulness (MBCT) para crianças no contexto terapêutico.

Mindfulness para crianças - Estratégias da terapia cognitiva baseada em mindfulness
Outras do Blog

Tags

Mindfulness, atenção plena, MBTC, prevenção de recaída dos sintomas, transtornos de ansiedade, transtornos de humor, doenças crônicas, aceitação desenvolvimento infantil, resiliência, regulação emocional, inteligência emocional, autocuidado

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?