Processo de psicoterapia em terapia focada nas emoções - Sinopsys Editora
51 3600.6699 Horário de atendimento: De Seg a Sex das 8h às 23:59h, sem fechar ao meio-dia (Exceto em feriados).
Olá, Faça seu login

Informe seu e-mail para que uma nova senha seja enviada

Voltar
0
Carrinho
Produtos

0
Processo de psicoterapia em terapia focada nas emoções

Processo de psicoterapia em terapia focada nas emoções

20 de Abril de 2022


Retoma, assim, a tradição da terapia humanista de valorização da relação, da validação emocional e da compreensão empática.

A prática clínica da TFE tem foco no processo experiencial dos indivíduos, entendendo que não é possível mudar uma emoção apenas por meio do insight.

A pesquisa sobre processos de mudança evidencia que a simples catarse emocional não é suficiente para redução, em longo prazo, do sofrimento das pessoas que buscam psicoterapia.

Além do acesso às emoções, é importante auxiliar os indivíduos a regularem a intensidade de ativação para que possam dar sentido à experiência.


PROCESSOS BÁSICOS


Na terapia focada nas emoções, considera-se a existência de dois processos básicos: as fases de chegada (arriving) e partida (leaving).

O indivíduo, portanto, precisa experienciar as emoções e chegar até elas (arriving) para então entendê-las, transformá-las e se libertar de respostas desadaptativas, automáticas e repetitivas (leaving).


PRINCÍPIOS GLOBAIS


O processo de psicoterapia em terapia focada nas emoções é guiado por três princípios globais. Um deles é a comunicação das atitudes relacionais. Envolve promover segurança, empatia e aceitação positiva incondicional e genuína.

O segundo princípio é a sintonia empática, que destaca a figura do terapeuta, a sua conexão com as emoções do paciente e a compreensão do significado dessas emoções. É necessário estar realmente presente, enraizado (grounded) e em contato com a experiência afetiva do outro, ter a experiência de perceber como o outro se sente.

Por fim, o terceiro princípio é a facilitação de modos particulares. Refere-se às intervenções específicas destinadas a promover a mudança emocional, como facilitar a expressão de determinada emoção, refletir e criar significado sobre o que foi vivido.

E, ainda, oferecer foco de trabalho com tarefas desenvolvidas especialmente pela TFE para lidar com determinadas dificuldades no processamento emocional. A partir da presença dos marcadores, as tarefas são sugeridas e utilizadas.

Em resumo, este princípio se refere ao uso de diferentes tipos de intervenções destinadas a trabalhar diferentes tipos de processamento emocional com relação a estados emocionais específicos.


LANÇAMENTO


A clínica das emoções - Teoria e prática da terapia focada nas emoções
O livro "A clínica das emoções - Teoria e prática da terapia focada nas emoções" apresenta a teoria e a prática contemporânea da abordagem, resumindo décadas de pesquisas em processos de mudança.

Tem como autores os psicólogos Marco Aurélio Mendes, primeiro trainer latino-americano pela International Society for Emotion Focused Therapy, e Leslie Greenberg, criador da TFE.

Recentemente lançada pela Sinopsys Editora, a obra descreve como ocorre o trabalho com as emoções em psicoterapia, com inúmeros casos clínicos, e apresenta os modelos de funcionamento e intervenção da TFE, com o aprofundamento dos conceitos específicos.

Teoria das emoções, neurociências, memória, relação terapêutica e esquemas emocionais também são temas de interesse abordados.

Outras do Blog

Tags

Terapia focada nas emoções, TFE, experiências emocionais, emoções, terapia humanista, arriving, leaving, pensamentos, crenças, Leslie Greenberg, Marco Aurélio Mendes, psicoterapia

Mais

Vistos

Saiba antes de promoções e lançamentos



Curso de Formação em Terapia do Esquema

de 28/01/2022 até 28/01/2023 - On-line e ao vivo no ZOOM.

Ler mais Outros Eventos

51 3600.6699

Horário de atendimento:
De Seg a Sex das 8h30 às 18h,
sem fechar ao meio dia (Exceto em feriados).

copyright © 2020 Sinopsys Editora. Todos os direitos reservados